Um adolescente de 17 anos foi apreendido provisoriamente na manhã desta quarta-feira (21) e assumiu ter executado um empresário em Santa Maria. A apreensão aconteceu no Bairro Perpétuo Socorro e foi feita pela Polícia Civil após a investigação que apura a autoria e a motivação do assassinato do empresário Thiarles Patta Ferrigolo, 38 anos, morto a tiros em 22 de julho desse ano.
Durante as investigações, policiais da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) chegaram ao nome do adolescente. Na manhã desta quarta-feira, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão e a ordem de apreensão para a internação do adolescente. Segundo a polícia, após ser apreendidos e levado à delegacia, o adolescente confessou ter sido o autor dos tiros que mataram a vítima.
O adolescente possui antecedentes policiais por homicídio, duas tentativas de homicídio, roubo, associação criminosa e porte de arma de fogo. Ele foi recolhido ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria. A ação foi coordenada pelo delegado Gabriel Gonzales Zanella, titular da DPHPP e recebeu apoio de policiais civis de outras delegacias da cidade.
Leia mais:
Empresário é morto a tiros dentro de estabelecimento comercial em Santa Maria“Esperamos por justiça”, diz irmã de homem assassinado no próprio estabelecimento em Santa Maria
Outras prisões
No dia 22 de agosto, a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa desencadeou a Operação Artigas. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Dois homens, de 32 e 35 anos e uma mulher 41, foram presos temporariamente. A motivação do homicídio é torpe. Segundo as investigações policiais, o crime está relacionado à cobrança de supostas dívidas da vítima com os mandantes do crime. A vítima já havia sido ameaçada em pelo menos duas ocasiões. O homicídio foi premeditado e a execução, detalhadamente planejada.
O assassinato
Thiarles Patta Ferrigolo, 38 anos, foi morto a tiros por volta das 23h de sexta-feira no interior do estabelecimento comercial ao qual era proprietário, a Artigas Carnes de Fundamento, na Estrada Antônio Ignácio de Ávila, no Bairro São José, em Santa Maria.
Conforme o que consta na ocorrência, um suspeito entrou no local e efetuou disparos de arma de fogo contra o empresário, e após fugiu com outro homem que aguardava ao lado de fora próximo a porta. Clientes que estariam no estabelecimento presenciaram o fato chamaram a Brigada Militar que ao chegar ao local encontrou a vítima já sem vida.
A Polícia Civil e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) foram chamados e apreenderam dois projéteis de arma de fogo deflagradas. Câmeras de segurança do estabelecimento deverão ser utilizadas para identificar o autor dos disparos. A Polícia Civil registou a ocorrência como homicídio, já que até o momento não foi constatado que algo tenha sido roubado durante a ação dos criminosos
Leia todas as notícias